Pesquisa mostra preferências de estudantes de jornalismo relacionadas às áreas de atuação

by

Pesquisa realizada pelo LabJorg – Laboratório de Jornalismo Organizacional do Uni-BH revela que os alunos do 4º ao 7º período têm grande interesse pela área de assessoria de comunicação e imprensa e desejam conhecer de perto as  atividades que são de responsabilidade desses profissionais no mercado de trabalho.

A pesquisa, feita no primeiro semestre deste ano, ouviu 75 alunos, dos quais 70% deles disseram desconhecer as ferramentas e produtos relacionados ao trabalho de assessoria, ou ter interesse em conhecê-los.

Um quarto dos entrevistados considera de grande importância o ramo de assessoria de imprensa por já trabalharem na área e outros por acreditarem que, no mercado de trabalho, esse é o campo de atuação do jornalismo que mais abre vagas, tanto para estágio como para emprego.

De acordo com o Labjorg, pesquisas da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e da Aberje (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial) confirmam essa premissa ao revelar que, hoje, mais de 60% dos profissionais formados atuam em comunicação corporativa.

Preferências – A pesquisa também procurou medir a preferência dos alunos na própria assessoria de imprensa; ou seja, em quais instituições ou atividades eles têm maior interesse em assessorar. As respostas mostram que há uma preferência por grandes empresas (indústria, comércio e serviços), por órgãos de imprensa, instituições de Governo, ONGs e divulgação musical (outros setores da Cultura aparecem na pesquisa, com menos indicações que o de Música, como Cinema, Literatura e Teatro).

Com relação aos campos de atuação do Jornalismo, o telejornalismo aparece empatado com assessoria de imprensa (22 alunos dizem preferir atuar nessa área). Na seqüência, vêm o jornal impresso, o rádio e o jornalismo online, apontados por 13 alunos cada um, e por último está o Fotojornalismo.

Já com relação às editorias, a preferência dos alunos recai sobre a Cultura Em seguida estão a Editoria de Cidades, de Esporte e de Política. As áreas de Ciências, Economia, Moda , Internacional e Veículos também foram citadas.

A pesquisa foi realizada na última semana de maio pela aluna Fabrícia Araújo, hoje no 7º período de Jornalismo, e tabulada pela aluna Patrícia Ivana, também do 7º período.
O Laboratório de Jornalismo Organizacional é coordenado pela professora Marili de Souza.

3 Respostas to “Pesquisa mostra preferências de estudantes de jornalismo relacionadas às áreas de atuação”

  1. IMN Says:

    Gostei da reportagem sobre assessoria de imprensa e Editorias,são áreas do jornalismo interessantes.Acho que a assessoria está cada vez mais em ascenção principalmemte as referentes a empresas como a própria reportagem informa. Este tipo de abordagem é legal para que possamos ter uma noção de como anda cada área de atuação.

    Parabéns!!!!!!!!

    IMN-JRN4

  2. Fabrícia Araújo Says:

    Foi interessante participar desta pesquisa e descobrir que a preferencia pela assessoria de imprensa está em alta. A áreado jornalismo na minha opinião é muito fechada. As pessoas precisam saber de outros campos de atuação para poder se profissionaliza.
    Assessoria de Imprensa é tão mportante quanto os outros campos, pois ela é responsável por intermediar os assuntos das instituições e estabelecer a comuncação entre a imprensa e o público.
    Hoje as empresas têm a necessidade de um profissional para divulgar a empresa e preservar a imagem para o público alvo, para que desta maneira consiga destaque entre o mercado e consequentimente o rconhecimento do produto quanto ao seu público alvo.

  3. Calebe Ibaldo Says:

    Achei muito interessante a reportagem, pois assim colheremos mais informações sobre o campo de atuação do Jornalista, tenho vinte um anos e cursarei Jornalismo pela Univale SC, e desejo parabenizar as alunas pelo seu desempenho e pesquisa.

Deixe um comentário